WWW . Seu Portal em Midia Impressa: Demora no atendimento da UBS Laranjeiras é alvo de protesto

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Demora no atendimento da UBS Laranjeiras é alvo de protesto


07/05/2012

Demora no atendimento da UBS
Laranjeiras é alvo de protesto

Moradores do Jardim Laranjeiras, em São Mateus, realizaram na manhã da sexta-feira, dia 4 de maio, manifestação para protestar contra a precariedade e a demora nos atendimentos prestados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) e pela AMA (Assistência Médica Ambulatorial)  do bairro. Munidos de faixas com críticas a Prefeitura, manifestantes denunciaram o número insuficiente de médicos, falta de materiais básicos como sabonete nos lavabos dos consultórios para higiene e até mesmo aparelho de Raio-X.
O quadro de profissionais na UBS é de três ginecologistas, dois pediatras e um clínico geral, número insuficiente para dar conta dos 25 mil pacientes com prontuários ativos do bairro. “O clínico geral chegou há apenas um mês, mas ele é contratado de uma Organização Social que presta serviço na AMA e trabalha extremamente sobrecarregado”, comenta a conselheira gestora da unidade e da supervisão de São Mateus, Sônia da Silva. “A demora também acontece na AMA. Há pessoas que passam o dia inteiro para conseguir passar pelo médico e outras que até desistem”. Das 7h até as 19h, passam pela AMA, administrada pela SPDM, mais de 500 pessoas
Além dos 25 mil usuários com prontuários ativos na UBS do Jardim Laranjeiras, as duas unidades de saúde acabam atendendo moradores dos bairros próximos como Limoeiro, 3ª Divisão, Recanto Alegre, Jardim Nova Vitória, Cohab Recanto Verde do Sol, Jardim  Alto Alegre e Bandeirantes. No total esses bairros do distrito do Iguatemi somam mais de 80 mil pacientes.
Um funcionário da UBS, que pediu para não ser identificado, confirma os problemas no atendimento. “Nossos computadores são lentos e estão defasados. A marcação de uma consulta que levaria 30 segundos demora de 4 a 5 minutos”, revela. “A média para conseguir um ginecologista é de 45 dias, mas a situação mais crítica é com o clínico geral. Só temos autorização para agendar consultas para pessoas com mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos ou com doenças referidas. Não temos permissão para agendamento a adolescentes”. 
A demora também afeta a marcação de exames. “Há casos de espera de mais de seis meses para procedimentos de ortopedia, reumatologia ou exames de imagem”, conta. “Há um ano, não temos como emitir cartão do SUS para novos pacientes, pois a impressora está danificada”.

RETRATO DO DESCASO – Desde 2009 a vereadora Juliana Cardoso (PT) tem se empenhado para melhorar o atendimento na região de São Mateus. Para isso, reuniu-se por duas vezes com o secretário-adjunto da Saúde, José Maria Orlando. Neste intervalo a UBS recebeu mais um pediatra e uma enfermeira, mas o problema continua na clínica geral. “Aqui é um retrato do descaso da gestão Kassab na área da saúde”, declarou a vereadora que esteve presente no protesto. “As AMAS roubam espaços da UBS e os pacientes não conseguem ser atendidos, principalmente aqueles que necessitam de médicos especialistas”.  A vereadora foi presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal em 2009 e 2011. 



Crédito fotos: Douglas Mendes



Nenhum comentário:

Postar um comentário