WWW . Seu Portal em Midia Impressa: Prefeitura do Rio apresenta relatório de sustentabilidade da cidade

sábado, 16 de junho de 2012

Prefeitura do Rio apresenta relatório de sustentabilidade da cidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, apresentou nesta sexta-feira (15) o primeiro relatório de sustentabilidade da cidade, que segue os princípios do relatório de iniciativa global, do Global Report Intiative (GRI). O GRI é uma ONG holandesa que dá diretrizes para elaboração de relatórios de sustentabilidade de órgãos públicos e privados. A apresentação do relatório – que lança indicadores e avalia a transparência da gestão do município – foi realizada no Planetário da Gávea, na Zona Sul.
Paes aproveitou a ocasião da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorre na cidade até o dia 22, para destacar que esta é a primeira vez que uma metrópole produz um GRI para avaliar suas políticas públicas. Nesse tipo de documento constam informações financeiras, ambientais e sociais como o uso de recursos naturais, as emissões de CO2, o percentual de mulheres no corpo de funcionários, investimentos sociais, renda per capita, entre outros indicadores.
Segundo o prefeito, com o relatório, será possível monitorar, avaliar e reportar práticas sustentáveis para a cidade. Paes diz que o documento sintetiza o esforço coletivo de reflexão, avaliação e reconstrução da cidade. E que o relatório se originou de uma série de metas administrativas e políticas públicas elaboradas a partir de 2009, como o plano diretor da cidade.
Com o GRI, o prefeito espera identificar os problemas e destacar as virtudes nas ações desenvolvidas na cidade, visando atrair grandes investimentos e preparar o Rio para eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário