WWW . Seu Portal em Midia Impressa: Rio+20 terá 94 chefes de Estado

terça-feira, 19 de junho de 2012

Rio+20 terá 94 chefes de Estado

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (18) que a reunião de cúpula da Rio+20, a Conferência da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, terá 94 chefes de Estado e de governo.
O Segmento de Alto Nível da conferência será aberto oficialmente na quarta-feira. Em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”, Dilma disse que todos estarão em busca de um modelo que contemple o crescimento econômico com inclusão social e proteção ao ambiente.
“Trabalhadores, cientistas, empresários, comunidades indígenas e organizações não governamentais de todo o mundo estarão participando da Rio+20. Todos estão em busca de um caminho para que os países possam manter o crescimento econômico com inclusão social e, ao mesmo tempo, proteger e preservar o meio ambiente. Desenvolvimento sustentável é isso, são esses três verbos: crescer, incluir e proteger”, disse a presidente.
De acordo com Dilma Rousseff, a conferência vai reunir representantes de 190 países no Rio de Janeiro. Para a presidente, os países vão “discutir novos caminhos” e “assumir responsabilidades para alcançar o desenvolvimento sustentável”. “Essas responsabilidades são comuns a todos, mas têm que ser diferenciadas de acordo com a situação econômica, social e cultural de cada país”, explicou.
Etanol - No programa, Dilma lembrou que as vans que farão o transporte das delegações internacionais durante a Rio+20 funcionarão com um combustível de etanol de segunda geração, desenvolvido pela Petrobras. De acordo com a presidente, esse etanol é produzido com bagaço da cana-de-açúcar – uma parte da cana que seria jogada fora ou queimada.
“Com esse novo combustível, aproveitamos melhor a cana e, com a mesma área plantada, vamos produzir 40% a mais de etanol. Mas o que é mais importante, se você pode usar o bagaço de cana para produzir etanol, você pode usar o resto de qualquer outra produção de alimentos para produzir energia. [...] E isso é uma revolução”, afirmou. Dilma garantiu que este tipo de etanol estará disponível nos postos de combustíveis brasileiros daqui a três anos.
A presidente Dilma disse ainda que 45% da energia utilizada no Brasil é renovável. “Um percentual que nos deixa muito à frente do resto do mundo, que tem uma matriz concentrada em fontes fósseis e físseis de energia”, explicou.
De acordo com ela, a média internacional do uso de fontes renováveis é 13%. A presidente também destacou que o Brasil é um dos três maiores produtores de alimento do planeta e tem as maiores reservas de água doce do planeta. (Fonte: Kelly Matos/Folha.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário