WWW . Seu Portal em Midia Impressa: Ministra Eleonora Menicucci vai receber Título de Cidadã Paulistana

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ministra Eleonora Menicucci vai receber Título de Cidadã Paulistana


Ministra Eleonora Menicucci vai
receber Título de Cidadã Paulistana
A ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, vai receber no dia 2 de agosto (quinta-feira), o título de Cidadã Paulistana. A concessão do título é uma iniciativa da vereadora Juliana Cardoso (PT). “Trata-se de uma justa homenagem a uma cidadã que dedicou grande parte de sua vida às causas das mulheres que sofrem discriminação e são vítimas de violência, além de  combater o regime militar nos anos de chumbo”, comenta a vereadora.
Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Eleonora publica regularmente artigos e estudos sobre temas críticos da condição das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.
Na juventude iniciou sua participação em organizações de esquerda após o golpe militar de 64. Passou quase três anos na cadeia em São Paulo, de 1971 a 1973. Ao sair da prisão, reorganiza sua vida em João Pessoa, na Paraíba, onde inicia sua carreira docente na Universidade Federal. É nesse período que a militância feminista e a paixão pela pesquisa sobre as condições de vida das mulheres brasileiras ganham relevo na sua trajetória acadêmica e política.
Eleonora é da chamada "segunda onda do feminismo brasileiro", que acontece a partir de 1975. Professora Titular em Saúde Coletiva no Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp. Antes de ser ministra, foi da Pró-Reitora de Extensão da Unifesp.
Eleonora possui visão política independente. Embora filiada ao PT, não participa do dia-a-dia do partido.  Mineira da cidade de Lavras, é divorciada e tem dois filhos – Maria, de 42 anos, e Gustavo, com 37 – e três netos, Stella, João e Gregório.
O evento será realizado dia 2 de agosto, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo (Plenário 1º de Maio, 1º andar), Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista. Informações pelos telefones 3396-4351 e 3396-4315.

Legendas fotos;

Ministra Eleonora Menicucci receberá Título de Cidadã Paulistana



Vereadora Juliana Cardoso (PT): “justa homenagem





Nenhum comentário:

Postar um comentário